top of page

Combatendo o desânimo

  • Foto do escritor: Karla Peluci
    Karla Peluci
  • 25 de out. de 2022
  • 4 min de leitura

ree

Sabemos que nem todos os dias acordamos de bom humor, animados e dispostos a enfrentar nossos deveres. Como seres ainda viventes nesta terra, sofremos as consequências do mal que habita em nós e no mundo também. Paulo, em suas cartas aos coríntios, sempre foi muito sincero quanto a momentos em que ele próprio se declarava fraco. Vamos lembrar que o apóstolo Paulo é um modelo de fé, serviço e resiliência para todos os cristãos atualmente. Suas mensagens traz esperança a todos que a ouvem.

Em 2 Coríntios 4.16 a 18 ele reflete sobre como podemos lidar com momentos de desânimo:

" Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova a cada dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz em nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas."


O que Paulo nos ensina aqui?


Foque no que é eterno e não nos problemas:

Que somos corpo, que ainda por habitarmos nessa carne teremos momentos de fraqueza, podemos ser corrompidos por aflições e angústias, mas que ainda assim temos um caminho por onde seguir para vencê-los. Paulo foi um homem que sofreu e foi muito perseguido por causa de sua fé e missão de levar a palavra de Deus, mas quando ele refletia sobre seus problemas à luz da perspectiva da eternidade, baseado na fé em Cristo, ele enxergava esses problemas como leves e passageiros.

Quando temos a certeza da nossa fé em Cristo, conseguimos olhar para qualquer dificuldade como algo temporário, e a partir do momento que exercitamos esta fé, estamos produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno. Porque quando comparamos o peso desses desgastes com a eterna glória, eles se tornam pequenos diante do que Deus pode fazer; pois o Espírito, que promove vida, renova nosso interior todos os dias.

Paulo incentivava aos coríntios a mudarem seu enfoque do peso das circunstâncias temporárias e externas para o peso interior e eterno.

Muitas vezes nos vemos debruçados perante certas condições que a vida pode nos apresentar, ficamos inquietos e atribulados diante dos problemas. Mas precisamos entender que dentro do sofrimento podemos ser fortalecidos e renovados justamente quando não focamos neles, mas sim quando olhamos para Jesus Cristo e sua promessa de glória eterna. 2 Corintíos 12.9 nos mostra isso: “Entretanto, Ele (Jesus) me declarou: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim.” Somos aperfeiçoados em nossa fraqueza.


Olhar com os olhos da fé:

Tudo isso atrelado a um elemento fundamental que são os “olhos da fé”, trocando aquilo que se está vendo – que são as coisas terrenas e temporárias – por aquilo que não se vê – o invisível e eterno. A fé é um elemento indispensável para quem deseja viver para Deus. A fé nos torna mais fortes, capacitando-nos a suportar as adversidades e equipando-nos a viver uma vida que agrada ao Senhor.

Assim como Paulo incentivou aos coríntios em situações adversas, a mudarem seus olhares para as coisas do Reino de Deus e não para as coisas deste mundo, eu lhe convido para o mesmo exercício.

Fortaleça sua fé , pois a fé vem pelo ouvir a mensagem de Deus: “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” Romanos 10:17

Leia a Bíblia diariamente para que sua fé seja fortalecida pela palavra de Deus, temos esse manual precioso de vida que nos direciona e nos dá esperança.


Alguns versículos para nossa meditação quando nos encontrarmos desanimados:


Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7


De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 2 Coríntios 4:8


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. 2 Coríntios 1:3-4


Depositei toda a minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Salmos 40:1-3


Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. Salmos 34:17


Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:3


Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:6-7


"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33


Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7



Ler diariamente a palavra de Deus, separar alguns minutos para meditar nela e orar, certamente fortalecará nossa fé, transformando nosso interior e nos capacitando para viver confiante - contente - perseverante em Jesus Cristo, diante das dificuldades e pressões deste mundo.


O Senhor é conosco!

Amém.

 
 
 

Comentários


©2021 por aproveiteajornada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page