Aceite suas estações
- Karla Peluci

- 1 de dez. de 2021
- 6 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2022

Você já passou por aquele momento de se questionar e questionar Deus sobre seu verdadeiro propósito de vida? O que Ele quer de mim? Qual sua intenção do que está acontecendo agora?
Eu havia acabado de passar um final de semana com a família e amigos na praia, dias em que pedi para Deus nos dar o sol e arruinar as profecias negativas da turma que estava conosco com relação ao tempo. E Ele trouxe o sol.
Mas quando estamos vulneráveis emocionalmente, até mesmo um final de semana perfeito de sol e praia pode acabar te deixando frustado. Voltei para casa com uma sensação estranha, triste por não ter entendido algumas coisas.
Foi o que bastou para eu esquecer o tempo de sol que Deus havia me proporcionado, para me tirar o entendimento de todo o processo em que eu me encontrava naquela hora.
Mas Deus sempre quer nos ensinar algo até mesmo em momentos assim. Lembro-me que uma de suas perguntas foi direta:"Cadê sua racionalidade?" Racionalidade porque quando estamos vulneráveis costumamos deixar pequenas coisas nos afetarem, os sentimentos se sobressaem e naquele momento eu estava exatamente neste estado. Deixando que esses sentimentos assumissem lugar. E mesmo quando nossas emoções dizem algo diferente, devemos escolher acreditar em Deus, caso contrário, elas nos levarão a esquecer do motivo pelo qual Ele nos colocou ali.
Em 2 Corintios 10.5, Paulo nos alerta sobre isso: "Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo."
Ás vezes precisamos ser lembrados sobre os processos que estamos e retomar nossa linha do tempo. A seguir, listo alguns exercicíos que precisamos fazer quando esses questionamentos tomarem nossa mente:
entenda sobre as estações: assim como existe a primavera, o verão, outono e inverno nós também temos que passar pelas estações e não só passar mas entende-las, como funcionam, saber que haverá troca de folhagens, que haverá frio, calor, galhos secos, para depois florescerem. A piscóloga Greyce Faraj fala que as estações acontecem o tempo todo durante a nossa vida e muitas vezes num único dia. Saia de casaco e guarda-chuva mesmo num dia quente e com sol, porque tudo pode mudar a qualquer momento. Ou seja, durante elas, precisamos estar atentos e sempre preparados.
contabilize suas vitórias: temos um grave problema de não darmos importância ao que já conquistamos, olhar para a quantidade de vitórias, para sua historia até aqui e ver o quanto já evoluiu."Até aqui nos ajudou o Senhor." 1Samuel 7.3 . Ebenezer - esse nome significa pedra da ajuda, ou gratidão, é um termo em hebraico, um lugar onde os Filisteus derrotaram os Israelitas e tomaram a Arca da Aliança. Ebenézer leva-nos a olhar para trás e reconhecer que em meio a terríveis batalhas Deus não se ausentou. É olhar para o presente e ver a sua misericórdia e graça, e que amanhã não será diferente. Ser grato pelo que já temos, isso te fará entrar no caminho da gratidão. Faça uma retrospectiva, contabilize as pequenas e grandes vitórias que você já conquistou até aqui.
compreenda sobre o tempo de Deus: olhe para o que já existe e se preocupe menos com o que há de vir. Deus não trabalha com urgência, ele trabalha com o tempo e o tempo certo para cada um. Se você abrir sua Bíblia em Eclasiastes 3 vai perceber a quantidade de vezes em que a palavra tempo aparece. No capítulo todo essa palavra aparece 32 vezes, sendo que do versículo 1 ao 8, são 30. Se nosso Deus, que é Eterno, diz tanto sobre tempo em sua palavra deve ser algo que devemos aprender e observar. "Porquanto há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação."Eclesiastes 8.6
aprenda a desaprender o que já não é mais para ser: se existem coisas que ainda te abalam, olhe para isso e mude a atitude perante elas. Seja mais rigoroso com o que te trazem, demonstre confiança no processo e tenha mais domínio dessas situações que te desestruturam. Eu percebi que determinados comentários nas rodinhas sociais sobre meu posicionamento em relação a minha carreira profissional, eram simplesmente curiosidade fútil e preconceituosas de pessoas extremamente materialistas e sem visão. Mesmo que não houvesse uma fala explícita, determinadas frases eram como setas tentando me atingir. Um problema que eu tive que resolver comigo mesma, pois as pessoas não entendiam o meu processo, não cabia na mente pequena de algumas. E que pela graça de Deus, eu podia estar naquela situação, Ele nos deu essa oportunidade de fazer o que não era nada óbvio e "normal" aos olhos da maioria. E quero fazer um parêntese aqui para exaltar uma pessoa fundamental nesse período, meu marido, que sempre me apoiou, entendeu o processo até mais do que eu, e que compreende o verdadeiro significado de um casamento, o de sermos um e não dois.
enxergue seu valor para Deus e não para os outros: a maioria das pessoas só enxergam valor em você quando você produz algo de relevante aos olhos dela. E geralmente inclui a situação monetária....elas irão te achar o máximo quando você disser que tem uma empresa que fatura 5 milhões ao ano, ou que voce foi promovido para um cargo importante na empresa. Mas dificilmente irão te valorizar por você ter feito a escolha de ser uma mãe mais presente, que resolveu se dedicar mais para os filhos, marido, o lar, e cuidar de suas questões emocionais e espirituais antes de qualquer coisa. Não busque a aprovação delas, busque a aprovação de Deus, seja o que Ele quer que você seja e não o que uma sociedade impõe. "É perigoso preocupar-se com o que os outros pensam a seu respeito, mas, se você confia no Senhor, está num lugar seguro."Provérbios 29.25
descubra sua estação e conheça a beleza que é poder passar por ela: muitas vezes eu achei que estava estacionada, que as coisas não estavam andando, mas cada estação tem suas fases, e ela esta acontecendo exatamente agora na sua vida. E se nós não prestarmos atenção, teremos que passar por elas novamente até que tenhamos êxito de ter aprendido. Já observou os galhos secos de uma árvore no inverno? Não dá pra acreditar que aquela árvore ainda tem vida e aptidão para florescer um dia. Mas a verdade é que elas precisam do inverno para seu desenvolvimento. Durante esse período do ano, algumas passam por uma espécie de hibernação para que possam acumular energia suficiente para brotarem na primavera. Além disso, o inverno fornece “horas de frio”, que são essenciais para o desenvolvimento dos frutos. Olha que perfeição...o inverno é necessário. Precisamos entender as estações, passar por elas, e estar prontos para a próximo período. Joyce Meyer, uma grande serva e ministra do Senhor, costuma citar uma frase toda vez que sua mente quer fazê-la acreditar que Deus não esta fazendo nada:" Deus está trabalhando, Deus está trabalhando...posso não estar enxergando, sentindo, ouvindo, mas Deus está trabalhando." Sempre que você achar que nada esta acontecendo, lembre-se do processo necessário das árvores no inverno, e repita esta frase também.
Aceitar a estação é viver o hoje que Deus preparou pra você. Não ache que nada esta acontecendo, Deus está trabalhando sim, mas nós temos que acreditar e entender o processo, aprender com ele, mudar quando necessário, ter novas atitudes e posturas diante das situações que vem para nos derrubar. Sem processos em sua vida não haveria base para o realizar de Deus. Não vamos desprezar as estações que Deus nos coloca. Cada um de nós está num determinado caminho de cura, numa determinada estação.Devemos resistir e não desistir do que Ele está preparando.
Certamente, eu não sei qual é a estação em que você se encontra, mas oro para que o Espirito Santo traga o entendimento ao seu coração do que cada uma delas significa e do que cada uma delas pode te ensinar.
Seja grato pelo calor do verão, o longo processo do inverno, o cair das folhas no outono e pelo florescer de uma primavera.
"Ó povo de Sião, alegre-se e regozije-se no Senhor, no seu Deus, pois ele lhe dá as chuvas de outono, conforme a sua justiça. Ele lhe envia muitas chuvas, as de outono e as de primavera, como antes fazia." Joel 2:23
.




Comentários